Foto: Divulgação
O planeta presenciou um marco histórico na ciência: pela primeira vez, um animal extinto voltou a habitar a Terra. A desextinção do lobo-terrível, um predador que viveu nas Américas há cerca de 10 mil anos, foi realizada em outubro, mas o anúncio oficial ocorreu nesta segunda-feira (07.04). O processo resultou no nascimento de três filhotes da espécie, batizados de Remus, Romulus e Khaleesi.
A recriação da espécie foi possível graças ao trabalho inovador de reconstrução do genoma do lobo-terrível. Utilizando DNA extraído de fósseis com até 72 mil anos, cientistas empregaram técnicas avançadas de edição genética no código do lobo-cinzento, o parente vivo mais próximo do lobo-terrível. Esse avanço marca um momento revolucionário na biotecnologia e na preservação da biodiversidade.
O retorno do lobo-terrível à fauna mundial gera esperança na recuperação de espécies extintas e impulsiona debates sobre ética, ciência e o papel humano na conservação da natureza.




