Samir Xaud assume CBF e exalta o Norte: “O Norte do País existe, embora alguns resistam a aceitar”

Foto: Reprodução Internet

O Norte do Brasil ganhou protagonismo neste domingo (25), com a posse histórica de Samir Xaud como presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em seu primeiro pronunciamento oficial, o roraimense fez questão de reafirmar sua identidade nortista e destacou, com firmeza: “O Norte do País existe, embora alguns resistam a aceitar. Assumo esse mandato com a alma profundamente ligada às raízes do povo nortista, povo forte, resiliente e profundamente orgulhoso de sua história, de sua terra e riqueza de cultura”, declarou. O novo presidente da CBF ainda completou: “Que a força do povo do Norte esteja comigo nesta caminhada e que nunca me falte a memória daqueles que me confiaram esta missão.”

Gestão marcada por transformações

Além da valorização das raízes nortistas, Samir Xaud anunciou uma série de prioridades para a gestão 2025-2029, entre elas:

  • Reorganização do calendário nacional, limitando os campeonatos estaduais a um máximo de 11 datas.
  • Implementação definitiva do Fair Play financeiro, preparando o caminho para uma liga de clubes que comandará o Campeonato Brasileiro.
  • Fortalecimento e valorização da arbitragem.
  • Incentivo ao futebol feminino.
  • Resgate da identidade da seleção brasileira masculina, com ênfase na fidelidade às cores verde, amarela, azul e branca.
  • Compromisso com a inclusão, a diversidade e o combate a todas as formas de discriminação.
  • Realização da inédita Taça Indígena, em reconhecimento às populações originárias do país.

Um presidente nortista para uma nova CBF

Em seu discurso, Xaud reafirmou o compromisso com o desenvolvimento de todos os níveis do futebol brasileiro e, sobretudo, com a reconstrução da confiança da entidade junto à sociedade. “Assumo o compromisso público de que nós vamos trabalhar incansavelmente, dia e noite, pra promover o desenvolvimento de todos os níveis do nosso futebol […]. Queremos que o povo brasileiro volte a se identificar com a seleção Canarinho.”

Samir Xaud é o primeiro presidente da CBF natural da região Norte, mais precisamente de Roraima, estado vizinho ao Amazonas. Sua ascensão ao cargo máximo do futebol brasileiro representa um marco para a região historicamente esquecida nas principais decisões esportivas do país.

Ao encerrar sua fala, o novo presidente destacou: “É tempo de transformação, é tempo de responsabilidade, é tempo de reconstruir a confiança e de uma nova CBF”.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba notícias, novidades e conteúdos gratuitos em seu e-mail.
logo-conecta-am

Conecta AM

Outras Páginas