O Pró-Menor Dom Bosco, obra social pertencente à Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia, atuando em Manaus desde os anos 80, voltada para o atendimento evangelizador, educativo e social de adolescentes e jovens através de inúmeros projetos, inaugura, na próxima quarta-feira, 18/6, às 8h30, a cerimônia de reinauguração da Capela dedicada a Santa Rita de Cássia, localizada no Complexo Dom Bosco, na avenida Cosme Ferreira, n° 5122, bairro Zumbi dos Palmares, zona Leste de Manaus. O espaço religioso, passou por seis meses de obras, ampliando para acolher até 100 pessoas. Durante décadas, a capela funcionou no Pró-Menor Dom Bosco, então localizado no bairro da Alvorada II. Há alguns anos, a obra foi transferida para a zona leste da cidade a fim de atender a juventude daquela área.
A nova capela foi concebida como um ambiente de espiritualidade e encontro com Deus, oferecendo conforto e acessibilidade à comunidade educativa e ao público em geral. A requalificação incluiu a ampliação da área física, com novos projetos arquitetônicos, além da construção de banheiro, confessionário e sistema de climatização. Elementos originais, como a cúpula, o altar, a cruz e parte da iluminação, foram preservados, respeitando a história e identidade do espaço.
Com mais de 43 anos de atuação, o Pró-Menor Dom Bosco é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos, vinculada à Inspetoria Salesiana São Domingos Sávio, que promove a inclusão social, a qualificação profissional e a formação integral de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. Fundado em 1981, inicialmente no bairro Alvorada, zona Oeste, está atualmente instalado na zona Leste de Manaus.
A reinauguração da Capela Santa Rita de Cássia reforça o compromisso da instituição com a dimensão espiritual da educação salesiana, baseada no Sistema Preventivo de Dom Bosco, que une razão, religião e amorosidade. A proposta é formar “bons cristãos e honestos cidadãos”, com ações educativas fundamentadas na leitura do Evangelho e na valorização da juventude.
A cerimônia é aberta ao público e contará com a presença de educadores, colaboradores, representantes da Inspetoria Salesiana e da comunidade local.