Corpus Christi 2025: Avenida Eduardo Ribeiro será interditada para celebração religiosa em Manaus

Foto: Reprodução/Internet

Fiéis devem se reunir no Centro da capital nesta quinta-feira (19) para a missa e procissão da solenidade católica que celebra o Corpo de Cristo.

Manaus se prepara para a tradicional celebração de Corpus Christi nesta quinta-feira (19), com interdições no Centro da cidade para receber milhares de fiéis. A Avenida Eduardo Ribeiro, no trecho entre a rua 10 de Julho e a rua Monsenhor Coutinho, será interditada a partir das 6h para a montagem da estrutura da missa, que tem início marcado para as 16h30 na Praça do Congresso.

Com o tema “Eucaristia: Pão da Esperança”, a solenidade deste ano convida os católicos a viverem a fé como missão de partilha e testemunho. A programação é organizada pela Arquidiocese de Manaus, por meio da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, e marca também os 50 anos do 9º Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Manaus em 1975.

A celebração será presidida em altar montado na Praça Antônio Bittencourt, conhecida como Praça do Congresso, e contará com a presença do clero, ministros da Eucaristia e cerca de 50 mil pessoas. Após a missa, por volta das 17h30, será iniciada a procissão com o Santíssimo Sacramento até o Santuário Nossa Senhora de Fátima.

O trajeto da procissão inclui as seguintes vias: Avenida Eduardo Ribeiro, rua 10 de Julho, avenida Joaquim Nabuco e avenida Tarumã. Durante o percurso, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) realizará interdições temporárias para garantir a segurança dos pedestres e orientar o tráfego. Os bloqueios acontecerão apenas durante a passagem dos fiéis, com o trânsito sendo liberado em seguida.

Agentes do IMMU estarão posicionados em postos fixos, viaturas e motos, monitorando toda a movimentação. A expectativa é de que a procissão se transforme mais uma vez em um momento de grande demonstração de fé e comunhão cristã.

A Festa de Corpus Christi é uma celebração católica que remonta ao século XII, originada em Liége, na Bélgica, e instituída oficialmente pelo Papa Urbano IV em 1264. A data é móvel e ocorre sempre 60 dias após a Páscoa, celebrando a presença real de Cristo na Eucaristia. De acordo com o Código de Direito Canônico, é uma festa de preceito, ou seja, de participação obrigatória para os fiéis.

Neste ano, a celebração também está inserida no contexto do Ano Jubilar 2025 – Peregrinos da Esperança, convocado pelo Papa Francisco, e será uma ocasião especial para renovação da fé nas ruas de Manaus.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba notícias, novidades e conteúdos gratuitos em seu e-mail.
logo-conecta-am

Conecta AM

Outras Páginas